quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Sobrepeso faz diminuir atividade física

Já se sabe há tempos que atividade física diminuída faz aumentar o índice de massa corpórea (IMC). Sabe-se também que é difícil para os mais gordinhos fazerem exercícios: as articulações e as costas doem e é mais complicado movimentar um corpo pesado. A novidade agora é o achado de um estudo que acaba de ser publicado, que envolveu mais de 500 pessoas analisadas em um período longo: cinco anos. O trabalho mostrou que sobrepeso é um fator preditor de diminuição de exercícios de laser ao longo do tempo: “isso sugere que a atividade e o IMC devem interagir numa via bidirecional”, sugerem os autores. “A inatividade resulta em aumento do IMC, que por sua vez resulta em redução nos níveis de atividade física”.

A evidência foi obtida a partir de uma pesquisa realizada num bairro pobre do Canadá. Os participantes foram entrevistados em 1992 e novamente em 1997 a respeito de diversos comportamentos relacionados com a saúde cardiovascular. Tomando-se todos os participantes em conjunto (527), e considerando-se os três meses anteriores a cada entrevista, a média de atividade física de lazer foi de 7,5 horas por semana no primeiro ano e 4 horas por semana no último: ou seja, houve queda da atividade. Considerando-se apenas os indivíduos que se mantiveram ativos em 1997 (334 participantes), também houve diminuição: de 8 horas para 7 horas por semana. Nos outros 193 (36% da amostra), a média de atividade, que era de 7 horas, caiu a zero no último ano.

O trabalho mostrou também que a idade mais velha faz aumentar o risco de se tornar inativo em aproximadamente 2% ao ano. Outro fator associado à diminuição do exercício foi a falta de locais para a prática de atividade física no bairro, que aumentou 1,6 vezes a chance de favorecer a inatividade no indivíduo. “Aumentar a disponibilidade de equipamentos e espaços para o exercício nas comunidades pode ser um fator-chave no desenho de intervenções para aumentar a atividade física”, defendem os autores.

Referência(s)
Weiss DR, O'Loughlin JL, Platt RW, Paradis G. Five-year predictors of physical activity decline among adults in low-income communities: a prospective study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2007;4:2.

Por Patricia Logullo para Nutritotal

Nenhum comentário: