quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Comer bem para respirar melhor: a gravidade da asma está ligada à dieta deficiente

A deficiência em antioxidantes e vitaminas estão ligadas ao aumento da incidência e à maior intensidade da asma entre adolescentes

por Coco Ballantyne para SciAmerican

Um estudo recente mostra que a dieta pode ser o principal responsável pela asma, um inchamento crônico das vias aéreas que afeta cerca de 20 milhões de americanos, seis milhões dos quais são crianças.

Em artigo publicado no periódico Chest, os pesquisadores relatam que os adolescentes são mais afetados por problemas respiratórios se suas dietas forem deficientes em determinados nutrientes. Adolescentes com os níveis mais baixos de consumo de frutas, da vitamina C e E, e ácidos graxos ômega-3 apresentaram função pulmonar pior e referiram a maior incidência de problemas respiratórios como tosse e coriza" diz Jane Burns, autora do estudo e epidemiologista da Harvard School of Public Health, em Boston.Burns e seus colegas examinaram os hábitos alimentares de 2.115 estudantes americanos e canadenses com idade entre 16 a 19 anos durante um ano letivo e também testaram sua função pulmonar.

Descobriram que os adolescentes que consumiram menos de 25% de uma fruta a cada dia eram propensos a ter a função pulmonar menos eficiente do que seus parceiros. Burns e seus colegas acreditam que as frutas têm um papel importante porque são ricas em vitamina C – também associada a pulmões saudáveis –, bem como em flavonóides, os antioxidantes que inibem a produção de radicais livres. Os radicais livres são átomos instáveis gerados tanto pelo metabolismo como por fatores ambientais, tais como o fumo e a poluição, e afetam as células, tornando o indivíduo mais suscetível a doenças e ao envelhecimento.

"A associação das frutas à função pulmonar e aos sintomas respiratórios pode ser o resultado de um efeito protetor dos flavonóides e da vitamina C nas vias aéreas e no epitélio alveolar," escrevem. Burns afirma que os baixos níveis de vitamina E e ômega-3 estiveram associados a uma incidência mais elevada de asma. Aparentemente, não faz diferença se as vitaminas eram de fontes naturais ou de suplementos. Lewis Smith, professor da Northwestern University em Evanston, Illinois, diz que essa pesquisa confirma muitos estudos precedentes que mostram os benefícios de uma dieta saudável na função respiratória. A dificuldade está em determinar quais os nutrientes entre os milhares presentes em vários alimentos são realmente responsáveis pelos benefícios à saúde, diz Smith, que conduziu os estudos que ligam isoflavonas de soja (também antioxidantes poderosos) a uma diminuição na severidade de sintomas do asma. "É uma doença muito complicada e ainda há muito a ser feito para que se possa compreender suas causas”, diz Burns. A pesquisadora está atualmente envolvida em dois estudos – um para testar o efeito da poluição do ar e o outro para examinar o efeito sinérgico entre a poluição e a dieta no bem-estar respiratório.

“Temos de fato um problemas com os adolescentes que não consomem as quantidades recomendadas de alimentos e micronutrientes. Uma dieta deficiente definitivamente interfere nos sintomas da asma”.

Nenhum comentário: