segunda-feira, 30 de julho de 2007

Projeto Terrapia comemora 10 anos

O projeto de Promoção da Saúde Terrapia, coordenado pela Dra. Maria Luiza Branco, pesquisadora da FioCruz, completou 10 anos fazem duas semanas. Ligado à Escola Nacional de Saúde Pública, o projeto celebrou seu aniversário em meio a 150 pessoas, entre voluntários, estudantes, empresários e pesquisadores.

A reeducação alimentar, somada a hábitos de conscientização corporal e ainda trabalhos de sensibilização junto à Natureza, já colaboraram na promoção da saúde de centenas de participantes.

O projeto diferencia-se da maneira como nos relacionamos com médicos e com a nossa própria saúde. Não espere encontrar a prescrição de remédios como maneira de curar as doenças, é somente a prática de uma nova maneira de vivermos que pode nos levar à auto-promoção da saúde. E é exatamente isso que é ensinado no projeto.

Os trabalhos são coletivos e os alunos aprendem a relacionar-se de maneira diferente com a alimentação e com a Natureza. São feitas oficinas e palestras ensinando aos alunos a alimentação "Viva", onde os alimentos não são cozidos, as sementes são germinadas e cruas, e as hortaliças de preferência orgânicas. Não há a ingestão de produtos animais, aditivos químicos alimentares ou quaisquer elementos que possam ser prejudiciais ao organismo.

A partir da mudança nos hábitos alimentares, os estudantes passam a perceber demais valores associados ao corpo, à natureza e à sua própria mente. O trabalho realizado pelo Terrapia, conta ainda com o carinho e gratidão de seus alunos e voluntários. Com certeza uma nova maneira de promover a saúde e não combatê-la.

Para saber mais mande um e-mail para: jumalhardes@yahoo.com.br

Clarissa Taguchi.

Nenhum comentário: