sexta-feira, 8 de junho de 2007

Campanha tem atividade pró-homeopatia no SUS neste domingo (10) no Rio

Gustavo Barreto, para o Consciência.Net

Neste domingo, 10 de junho, o grupo “Homeopatia Ação Pelo Semelhante”, entidade fundada em 1999 por um grupo de médicos homeopatas, realiza atividade de coleta de assinaturas em favor do Direito de Opção Terapêutica no SUS. O evento ocorrerá na Praia de Copacabana, na altura da rua Siqueira Campos, a partir das 9h. Além da coleta, haverá uma caminhada cívica e a distribuição de 10 mil panfletos sobre o tema.

Segundo informa o abaixo-assinado utilizado na campanha, o Ministério da Saúde publicou no dia 3 de maio de 2006 a Portaria 971, instituindo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto argumenta que esta iniciativa é um marco na democratização da saúde, pois faculta à população o direito de optar pela terapêutica (Homeopatia, Acupuntura e Fitoterapia). Apesar disso, a portaria carece de apoio em aspectos fundamentais. “Até agora a Portaria 971 não saiu do papel. Esta atividade de domingo é mais uma ação para tentar mobilizar a população em torno do tema”, registra Lúcia de Oliveira, coordenadora da Ação Pelo Semelhante.

O texto avalia quais ações devem ser desenvolvidas para que a portaria ministerial seja efetivada: (i) divulgação e reconhecimento da opção como um direito da população; (ii) defesa de críticas claramente dirigidas a revogar esta conquista; (iii) cobrança da regulamentação na especificação das fontes de recurso; (iv) por fim, cobrança da definição de parâmetros que permitam monitorar a sua implementação.

Lúcia lembra que há um grande déficit no setor de saúde com relação à homeopatia. “Enquanto há 15 mil profissionais homeopatas nas clínicas privadas, o SUS possui apenas 514. Isto significa que só a população que depende de assistência pública não tem acesso à homeopatia”, lamenta.

Programa apóia universalização do acesso à homeopatia


A Ação Pelo Semelhante também mantém, a partir de sua sede no Rio de Janeiro, a Campanha de Universalização do Acesso à Homeopatia. Visando ampliar os limites de alcance da homeopatia, que deve ir além dos consultórios particulares, a Campanha de Universalização foi criada como uma alternativa para a população de menor poder aquisitivo e que deseja se tratar com a homeopatia.



Com o custo de R$ 50, as consultas duram cerca de uma hora e se baseiam no relacionamento entre médico e paciente, considerado fundamental para um tratamento de qualidade. O valor da consulta contribui para a manutenção da instituição e de seus trabalhos sociais. Os profissionais que atuam no ambulatório da ONG possuem uma longa história com a homeopatia e são reconhecidos por seu profissionalismo e dedicação.

Periodicamente, os médicos se reúnem para debater e trocar experiências, com a finalidade de enriquecer seus conhecimentos e impulsionar o aprendizado constante, fortalecendo a prática da medicina. O ambulatório funciona de segunda à sexta-feira, de 08 às 17h. Para agendar sua consulta, ligue para (21) 2255-9190 / 2255-9189 ou pelo e-mail semelhante@semelhante.org.br.

Se você é médico homeopata e deseja integrar a equipe, ou se simpatiza com as atividades e deseja conhecer outras ações, basta entrar em contato pelo www.semelhante.org.br.

Nenhum comentário: