segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Exposição a produtos químicos torna machos mais femininos, diz estudo

Época
Uma compilação de pesquisas a ser apresentada amanhã pela ONG britânica ChemTrust sugere que uma de série de produtos químicos está interferindo na produção hormonal e nos órgãos genitais dos machos de várias espécies, chegando a gerar animais hermafroditas, como ursos polares.
Redação Época

A exposição de seres humanos e animais a mais de 100 mil tipos de produtos químicos é apontada como uma das principais causas de feminilização dos machos de várias espécies, segundo uma compilação de mais de 250 pesquisas feita pela ONG britância ChemTrust e a ser apresentada amanhã.

O levantamento diz que a contaminação por substâncias que alteram a produção de hormônios masculinos e interferem na formação dos órgão genitais está gerando animais hermafroditas, como algumas espécies de peixes e ursos polares, e bebês com pênis menores que o normal. A informação é do jornal inglês The Independent.

 Divulgação
FEMININOS: o urso polar é uma das espécies mais atingidas pela exposição a produtos químicos; há muitos animais hermafroditas

Muitos desses compostos químicos apontados como uma ameaça ao aparelho reprodutor masculino estão presentes no dia-a-dia das pessoas: os ftalatos, por exemplo, são usados em embalagens de alimentos e na produção de cosméticos e talcos para bebês; diversos tipos de pesticidas também alteram o nível de testosterona.

Uma das pesquisas compiladas, da Universidade de Rochester, no estado de Nova York, sugere que bebês do sexo masculino nascidos de mães com grande exposição a ftalatos têm mais propensão a possuir pênis menores e testículos indiferenciados. Outro estudo, da Universidade de Roterdã, na Holanda, chegou à conclusão de que garotos cujas mães foram expostas à substância PCB, também considerada desreguladora de hormônios, crescem com uma vontade maior de brincar com bonecas e utensílios de cozinha do que com outros brinquedos tipicamente masculinos.

Nenhum comentário: