terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Você é o que você come

do Jornal de Brasília

Seguindo a linha da filosofia "você é o que você come", a Abrapreci e a Quimioral lançaram, em parceria com dez chefs renomados, o livro Alta Gastronomia na prevenção do câncer de intestino. A obra, disponível para quem realizar doações à ONG no valor mínimo de R$ 100, reúne receitas criativas e saborosas para prevenir a doença, mantendo o hábito da boa mesa. A intenção é mostrar que o câncer de intestino pode ser evitável e, quando isso não for possível, pode ser diagnosticado precocemente e tratado.

"A imensa maioria dos tumores de intestino são dependentes de fatores ambientais e, dentre estes, o mais importante é, sem sombra de dúvida, a alimentação", afirmam os diretores da ONG, Angelita Gama e Paulo Arruda Alves, na abertura do livro.

A idéia é mesclar alimentação de qualidade, com princípios da Alta Cozinha e produtos indispensáveis para a dieta preventiva contra o câncer de intestino. "A Abrapreci está na companhia de competentes chefs, que se dedicaram a fazer da busca pela saúde – por meio da Alta Gastronomia – uma viagem riquíssima em sabores, cores, aromas e texturas", comentou Angelita Gama.

Fibras, pouca gordura e muito líquido estão presentes nas receitas feitas sob a orientação da nutricionista Cinthya Maggi, que também escreveu texto de introdução na obra. "É preciso que se adote uma dieta saudável para a prevenção de doenças do intestino, reduzindo o consumo de alimentos ricos em gorduras e açucares e aumentando o consumo de frutas, amidos e fibras", explica Maggi.

Chefs como Adriano Kanashiro, Allan Vila, Fabrice Lenud, Helena Rizzo Bins, István Wessel e Mara Salles criaram pratos como o sashimi de atum marinado com lula e molho oriental, paella sana e codorna com legumes, molho de damasco com laranjas e cuscuz para citar algumas das iguarias salgadas. As sobremesas não foram esquecidas, há a torta de ricota, pêra cozida no vinho e cassis com frutas secas caramelizadas e geladinho de maracujá com picadinho de frutas.

Nenhum comentário: